Li "O Pequeno Príncipe" esses dias , e me pergunto porque não ter lido antes novamente? São tantas lições a serem aprendidas que a imaturidade de quando éramos crianças, não entende.
Porquê o mundo anda tão vazio e sem amor? Porque existem tantos vaidosos por ai, que não houvem os outros, somente elogios? Porque o mundo parou de cativar as outras pessoas?
(Que quer dizer "cativar"?- Perguntou o pequeno príncipe.
__ É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. __ Significa "criar laços"...
__ Criar laços?
__ Exatamente - disse a raposa. __ Tu não és nada para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E Não tenho necessidade de ti. E tu também não tem necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
__ Começo a compreender - disse o pequeno príncipe. __ Existe uma flôr... eu creio que ela me cativou...)
Deve ser por causa de como disse a raposa:" A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar."Mas é porque esperamos de mais do outro, e as pessoas são assim sempre decepcionam, são universos completamente diferentes do seu. Com suas histórias, suas feridas, seus gostos musicais, seu hobbes, suas cicatrizes que a vida fez a questão de marcar não só na alma, mas tbm na pele. Se decepcionar é normal, o difícil é perder a confiança e não poder recuperá-la. Só se pode exigir de alguém aquilo que pode dar. E todos hoje só querem receber ou ganhar dinheiro. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca. E poucas pessoas se ocupam de coisas que não sejam si mesmas.
__ Por favor... cativa-me! -disse ela.
__ Eu até gostaria -disse o principezinho -, mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
__ A gente só conhece bem as coisas que cativou -disse a raposa. __ Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
__ O que é preciso fazer? -perguntou o pequeno príncipe.
__ É preciso ser paciente -respondeu a raposa. __ Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. E te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás um pouco mais perto...
PS: Todos nós sabemos que a raposa era um pouco carente, mas tbm uma grande sábia que não se levava pela corrente do individualismo, da falta de amor, ou de não querer se envolver como muitos fazem hoje por ai. E sim! Isso é uma indireta!

Comentários
Postar um comentário