A nossa sociedade dos poetas mortos

  Sinopse do filme: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

A CENA
Durante uma aula, o professor Keatings (Williams) pede aos alunos para completar a frase "um homem não está exausto, ele está...". Os alunos são obrigados a refletir, deixando de aceitar as respostas prontas.

A LIÇÃO
"Um verdadeiro líder busca orientar e motivar o grupo instigando seus integrantes. O professor cria uma estratégia de despertar o pensamento crítico nos alunos, utilizando um jogo de linguagem. O filme todo é uma lição de como inspiramos nossos semelhantes."

A seguir postarei a minha redação de filosofia sobre o filme a sociedades dos poetas mortos com a nossa sociedade:
     A sociedade dos poetas mortos significa a sociedade em que vivemos, onde o sistema de ensino é padrão, onde a sua nota na escola te define, onde a poesia perdeu a sua essência e os sentimentos não importam mais que o dinheiro.
     As pessoas hoje não se dão a importância de buscar as próprias respostas, de pensar pois já estão lotadas de tanto conteúdo. Elas perderam o espirito crítico de questionar e experimentar. Apenas possuem o mínimo trabalho de ir no Google e digitar.
      Keating o professor do filme, foi banido da escola pelo seu método de ensino, assim como Sócrates que saia pelas ruas fazendo perguntas e não dava as respostas. Rasgar as páginas do livro seria a solução para buscar a poesia, pois ela é sentida e expressa através dos sentimentos que são abstrato e não explicados.
A minha história está no decorrer dessa sociedade dos poetas mortos em que nós não mandamos no nosso destino, nas nossas escolhas, no nosso modo de levar a vida e sim tudo é imposto pelos nossos pais, cultura, capitalismo, religião e todos os outros diversos fatos no meio em que nascemos.

Comentários