O que é a Semana Santa?
A Semana Santa não é época de descanso, de uma churrascada, ou só de chocolate. É um período que a Igreja Católica dedica para reviver os momentos finais de Jesus em sua vivencia aqui na terra. Na Páscoa, vamos a Missa com um vigor maior, por que saímos da mesmice de todas as Missas do ano, para àquela em que sentimos mais forte o amor de Cristo por nós, quando re-lembramos sua morte na Cruz.
Alguns acham ser o Natal o tempo Litúrgico mais importante da Igreja, porém se enganam, por que nascer, podemos todos. Mas a Ressurreição de Cristo que o poder de Deus é infinito, maior que a morte.
Divide-se em: Domingo de ramos, Quinta e Sexta-feira Santa. Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição.
DOMINGO DE RAMOS: Por que Domingo de Ramos: Por que Jesus, foi recebido e aclamado na sua chegada em Jerusalém com ramos de oliveira. Porém o mesmo povo que o exaltou, gritou contra Ele pedindo sua crucificação. Dessa forma vemos como somos inconstantes ao viver apenas no oportunismo como a síndrome do suco de laranja. Consideremos também que o povo teve medo de retaliação por parte dos Sacerdotes e do governo Romano que detinha o controle da situação.
QUINTA-FEIRA SANTA: Relembra a última ceia de Jesus com os Apóstolos. Foi aí que Jesus institui o Sacramento da Eucaristia. Todas as vezes na Missa quando o Padre consagra o pão e o vinho, faz na verdade um memorial do que aconteceu naquela Santa ceia. Ou seja, em todas as Missas há 2000 anos, Jesus se faz presente, e o continuará até a sua volta.
HUMILDADE: Antes da ceia propriamente dita, Jesus pega uma toalha, lava a e beija os pés dos Apóstolos. CONTEXTO HISTÓRICO: Na época, todas as vezes que alguém chegava à casa dos outros, os patrões pediam que os servos lavassem os pés das pessoas, para limpá-los da poeira. Jesus sendo quem era, e depois de ter feito todos os milagres, não precisava mostrar mais nada aos Apóstolos, por que estes já tinham certeza de que Ele era o Salvados. Mas Jesus quis mostrar ainda que Rei, se fez servo, e este exemplo deve ser seguido por nós. Se Deus o fez, quem somos nós para não o fazer.
SEXTA-FEIRA SANTA: Lembra da crucificação e morte de Jesus. Este é um dia de jejum, abstinência e oração. Dia de quietar nossos corações e voltarmos para as reflexões tentando vivenciar o sofrimento de Jesus.
OBS.: A Sexta-feira Santa, é o único dia do ano que não tem Missa, mas somente Celebração da Palavra. O motivo é que nesse dia o Senhor está morto. Jesus morreu as 15h da Sexta Santa.
QUESTIONAMENTO PROTESTANTE: Devemos nos preparar para responder a um questionamento dos protestantes. Quando fazemos a procissão do Senhor morto na sexta-feira Santa, eles afirmam que nós adoramos a um Deus morto. Isso é um engano da parte deles, por que na verdade o que estamos fazendo é lembrar dos momentos mais difíceis de Jesus como humano. Não por sua dor e morte na cruz, mas por que mesmo depois D´ele ter feito tantos boas obras e milagres, ainda não conseguimos compreender seu amor por nós. E todas as vezes que adoramos a Jesus na cruz, estamos lembrando que Ele fez tudo por nós e para nossa Salvação, até mesmo vencer a morte que aos nossos olhos é impossível.
TRADIÇÃO E RESPEITO A SEMANA SANTA: Percebemos que nos dias de hoje, a tradição da Semana Santa, aos poucos está se perdendo, uma vez que tempos atrás tinha-se um respeito, até mesmo daqueles que não eram Cristãos. Hoje vemos facilmente, pessoas fazendo festas, com carros e seus sons altíssimos, etc. Isso se dá pela educação que hoje é passada de pai pra filho, e também devido ao grande distanciamento das pessoas de Deus. Existem até aqueles que criticam seus familiares dizendo o que fazem tanto na Igreja.
Comentários
Postar um comentário